Adaptações cinematográficas que não agradam
- editorafeles
- 8 de mar. de 2019
- 1 min de leitura
É muito comum criarmos expectativa quanto a filmes que sejam baseados em livro que já tenhamos lido. Porém, nesse caso, não é raro que depois de uma longa sessão de cinema sejamos “presenteados” com uma boa dose de desgosto. Os leitores mais vorazes tendem a ser bem críticos, quando o assunto é adaptação.
Devemos reconhecer que o trabalho dos diretores de cinema não é tarefa fácil, pois se baseando em um livro, eles têm a árdua missão de agradar a gregos e troianos. Sendo assim, problemas como infidelidade às características de personagens, ou até mesmo a falta desses, gera insatisfação aos espectadores quando o trabalho final chega aos cinemas.
Verdade seja dita, é bem difícil transferir de forma cartesiana a alma da personagem pela qual nos apaixonamos em um texto para um filme. Assim, a culpa não é do roteirista, também não pode ser do ator, tampouco do diretor.
Não existe culpado, o resultado final de uma adaptação pode agradar uma parcela do público e, em contrapartida, decepcionar outra. Em suma, devemos dar crédito aos que se aventurarem nisso, por terem a coragem de enfrentar uma missão tão cheia de desafios.
Andreolli Araújo
Escritor e graduando do curso de Direito (UEMA)
Comments