Profissão: Escritor
- editorafeles
- 23 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

Escrever é algo que vem da alma, disso muitos colegas aqui sabem. Diante do espaço que gentilmente foi cedido, quero dissertar sobre essa questão muito interessante que pode servir de grande valia, tanto para escritores iniciantes, como para aqueles que já escrevem há um certo tempo. Escrever é uma profissão?
Hoje no Brasil, o escritor é considerado trabalhador autônomo, ou seja, aquele que exerce atividade de forma individual e profissional sem uma ligação empregatícia. As vantagens de trabalhar dessa forma também se expande a flexibilização de horários. O nosso país possui 2,5 milhões de profissionais autônomos, segundo o site Administradores. Embora seja uma profissão não regulamentada, a atividade exercida pelo escritor é reconhecida pela CBO (classificação brasileira de ocupações), que é um documento que trata das profissões brasileiras.
Diferente é o que ocorre com o trabalho liberal, neste caso temos o advogado, médico, psicólogo, arquiteto, entre outros, a diferença desses é que possuem qualificações em suas áreas de atuação (curso superior). É necessário que haja uma valorização do profissional que escreve, o escritor brasileiro também necessita ser respeitado, infelizmente temos uma carência referente a reconhecimento, por isso ele sempre será bem-vindo.
Andreolli Araújo
Escritor e graduando do curso de Direito (UEMA)
Fontes:
empregabrasil.mte.gov.br
Comments